"Panorama Histórico, Cultural e Social de Santa Bárbara d'Oeste: Diretrizes para Educação Patrimonial" é o tema da formação que a Prefeitura promove em alusão ao bicentenário da cidade. Nesta segunda-feira (13), professores da rede municipal de ensino participaram do encontro na Secretaria de Educação. A formação envolve mais de 80 profissionais, entre professores do 5º ano de Ensino Fundamental e coordenadores pedagógicos e segue até novembro.
O objetivo do curso é ampliar os saberes sobre a história da cidade em seus aspectos culturais e sociais, contextualizando com a história do Brasil e do mundo, com base em fontes bibliográficas e publicações locais, fotografias e outros documentos, oferecendo subsídios para o trabalho pedagógico em sala de aula.
O intuito é aproximar os alunos da realidade local, alertando-os da importância de conhecer para reconhecer em relação ao significado do patrimônio e dos valores atribuídos a ele, contribuindo assim para a preservação dos mesmos e para a perpetuação da memória.
O curso é ministrado pelo arquiteto e urbanista André Frota Contreras Faraco, autor do projeto de pesquisa científico “Patrimônio Cultural em Santa Bárbara d’Oeste: origens, usos e problemas” publicado em 2016. O artigo trata da preservação cultural voltada para a produção de conhecimento relacionado ao patrimônio arquitetônico, na investigação de aspectos estéticos e construtivos das edificações históricas e diagnóstico de contextos locais de interesse cultural como base para o debate e desenvolvimento de projetos para estas áreas.
Responsável: (Imprensa)